"O melhor amigo dos resultados são os Diamantes"
- GP
- 20 de mar. de 2017
- 2 min de leitura

Falar em processos é falar sobre como uma organização implementa ações buscando atingir e melhorar seu desempenho econômico financeiro, cultural ou técnico.
Processos, na verdade, são ferramentas para a geração de resultados portanto, qualquer organização têm em suas mãos, uma poderosa alavanca para a impulsionar o desempenho, melhorando as decisões tomadas no dia-a-dia.
Todos, de qualquer nível hierárquico, devem estar focados nos "diamantes" de seus processos. Uma ferramenta fundamental para a mudança deste paradigma é o mapeamento dos processos pois, melhorar as decisões no dia a dia, compartilhando conhecimento, delegando autoridade e focando no resultado terá um impacto surpreendente sobre o desempenho dos negócios, muito mais do que corrigir ineficiências localizadas e individuais no trabalho diário.
Invariavelmente, durante o mapeamento de qualquer processo (produtivo ou empresarial), nos deparamos com uma avalanche de reclamações pontuais e situacionais que habitualmente não tem grande influencia sobre o desempenho/resultado dos processos. Quando colocamos todos os “atores envolvidos” sob uma mesma perspectiva, como o conhecimento de como e porque as coisas são feitas hoje, uma transformação comportamental começa a ser desencadeada.
Com o maior entendimento dos resultados necessários e esperados de cada área, departamento ou indivíduo , colocamos uma questão em pauta que sedimenta toda a experiência obtida com o mapeamento dos processos: “ Como suas decisões no dia a dia afetam as metas financeiras e como “.
É um banho de água fria para os gestores que demoram algum tempo em assimilarem, discutirem e alinharem suas percepções para efetivamente mergulharem e assumirem a real mudança organizacional necessária, onde as ações e decisões devem mudar de:
Foco nos passos/etapas do processo, para,
Foco nos objetivos financeiros do negócios / desempenho operacional.
É bastante comum os gestores perderem de vista os objetivos financeiros do negocio, focando suas ações e decisões no dia a dia. Quando analisamos os reais motivos deste tipo de comportamento, frequentemente nos deparamos com a falta de objetivos claros sobre as melhorias necessárias a serem alcançadas.

Na maioria das vezes a liderança não foi eficaz na criação de uma visão compartilhada, orientando as equipes no que realmente dever ser feito e de como fazer com a máxima qualidade possível.
Após poucas semanas do inicio do mapeamento , o que era um processo “sem brilho”, agora se mostra focado no resultado e suportado por um sistema decisório consistente, tornando a empresa mais competitiva e sustentável economicamente.
A maior recompensa em assumir a Gestão por Processos não se resume somente em melhores resultados, mas sim na capacitação da força de trabalho, aumentando substancialmente os níveis de comprometimento dos colaboradores com a sobrevivência e crescimento da organização.
Em resumo focar nos “Diamantes” é a melhor alternativa para o Crescimento Sustentado.























Comentários