top of page

Inovação não é só para os grandes

  • Gersio Passerine
  • 4 de mai. de 2018
  • 3 min de leitura

Tenho ouvido repetidamente de pequenos e médios empresários declarações como: “Inovação é coisa de Multinacional ” ou “Isto é só pra quem tem muito dinheiro”.

Esta realidade conflita com tudo que estamos vivenciando nestes últimos anos com a grande profusão de novos produtos, negócios e aplicações as quais tem remodelado a forma de como pensamos e de decidimos sobre serviços e produtos a nossa disposição hoje.

Simplesmente supor que algo não pode ser feito me incomoda profundamente. Analisando ambientes extremamente criativos, onde a inovação é uma das tarefas do dia a dia, fica claro que inovação cabe no bolso de qualquer empresa, desde que haja um firme proposito de melhorar continuamente seus produtos e serviços.

”A melhor maneira de se ter uma boa ideia e ter um monte de ideias”. (Linus Pauling)

Os primeiros passos para a criação de um ambiente desafiador e com foco em resultados, depende do conhecimento que cada empreendedor ou empresário tem de seu negócio, de seus fornecedores e parceiros e principalmente dos consumidores e clientes.

No início desta jornada é fundamental entender como seu negócio entrega valor aos seus clientes. Isto é facilmente obtido com uma analise dos processos que a empresa usa para transformar oportunidades, informações e materiais em resultados.

É bastante comum se pensar que esta visão processual aumenta a burocracia, entretanto é justamente o oposto que acontece quando se ganha conhecimento e controle sob “como são feitas as coisas por aqui”. Um mapeamento inicial é fundamental, porém esteja preparado encarar alguma resistência das pessoas. A primeira reação a qualquer mudança é uma certa incerteza já que ninguém gosta de mudar.

Muitas empresas acabam não conseguindo efetivamente melhorar e crescer e acabam se contentando com a visão "agora já sabemos como as coisas são feitas por aqui”, e este é um grande engano. Este ponto é onde se separam os que realmente buscam um caminho para sustentabilidade econômico-financeira daqueles que se contentam com os resultados atuais ou somente uma melhoria pontual e momentânea.

A jornada da Melhoria Continua se inicia pela determinação em buscar a perfeição, fazendo melhor hoje o que se fazia ontem junto a fornecedores, parceiros e consumidores. A partir deste ponto a mudança começa a acontecer.

Para os gestores o ganho de produtividade é o primeiro grande atrativo, porém o melhor ainda está por vir com a aplicação do Lean Thinking/6 Sigma tornando claro a todos o valor entregue ao cliente iniciando com isto um ciclo virtuoso de melhoria. A criatividade começa a ser percebida e os resultados começam a se consolidar pela contstante busca por melhores soluções.

A mais importante mudança está na atitude de não mais se conformar com os níveis de qualidade ou produtividade hoje existentes. A "Busca da Perfeição” é o motor que faz com que todos os dias diversas pequenas soluções e melhorias aconteçam por toda empresa.

Este comportamento se incorpora ao dia a dia na empresa e, como magica, as primeira Soluções Inovadoras começam a surgir. Quando menos se espera, os colaboradores estão totalmente envolvidos e comprometidos com a Entrega de Valor aos clientes usando a Melhoria Continua e o Lean Thinking como bases de sustentação para a criação de uma nova cultura onde os resultados e a inovação caminham lado a lado e de forma estruturada.

Quanto mais profundamente a mudança se instala, mais e melhores os resultados são gerados fazendo com que todos os colaboradores percebam a importância de seus trabalhos e satisfeitos com os resultados.

Finalizando, ao invés de pensar, “somente os grandes conseguem” seria mais adequado declarar “agora sei porque eles se tornaram grandes”.

Com resultados positivos, crescentes e constantes fica muito mais fácil entender a trajetória de empresas como Toyota, Zara, Amazon, Google, CI&T e Netflix. Seus Lideres entenderam que a melhoria dos resultados dependem diretamente de seus processos, de uma cultura de resultados e da atitude proativa de seus gestores e colaboradores.

Estes são os fatores que efetivamente fazem a diferença em qualquer mercado, produto ou serviço.

Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2005 by B&P

bottom of page